Mundo

União Europeia recebe mais de 500 mil de pedidos de asilo até junho e aprova 46%

Foto: Criador de Imagens Bing

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A União Europeia (UE) recebeu 513 mil pedidos de proteção internacional até o final de junho deste ano, com uma taxa inicial de aprovação de 46%. O relatório foi divulgado nesta segunda-feira (16) pela agência para o asilo da UE.

A população síria foi a que mais solicitou asilo no bloco europeu. Entre janeiro e junho, 46% dos requerentes obtiveram o estatuto de refugiado, após comprovação da necessidade de proteção.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Alemanha recebeu o maior número de solicitações, com 124 mil pedidos de proteção temporária, representando um quarto do total registrado até o fim de junho. A Espanha foi o segundo país com mais pedidos, contabilizando 88 mil, seguida pela Itália, com 85 mil. O Chipre, por sua vez, registrou 4.900 pedidos, sendo o país com o maior número de solicitações per capita.

Os cidadãos sírios, que buscam escapar do regime de Bashar al-Assad e da instabilidade geopolítica, agravada pelo Estado Islâmico, apresentaram 71 mil pedidos de asilo aos países da UE, um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2023. A taxa de reconhecimento do estatuto de refugiado para os sírios foi de 92%.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por outro lado, o número de cidadãos afegãos que solicitaram asilo diminuiu 18%, com 45 mil pedidos registrados nos primeiros seis meses do ano, em razão da fuga do regime talibã.

A tendência para o segundo semestre é de aumento nos pedidos de proteção internacional, com a expectativa de que a UE ultrapasse 1 milhão de solicitações de asilo até o final de dezembro, segundo o relatório.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile