Mundo

Julian Assange, do WikiLeaks, fará 1ª aparição pública desde sua libertação

Foto: Reprodução/Redes sociais

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, fará sua 1ª aparição pública desde sua libertação de uma prisão britânica no próximo mês, quando prestará depoimento ao Conselho da Europa, conforme informou sua organização nesta quarta-feira (25).

Julian Assange, de 53 anos, retornou à Austrália em junho após um acordo que permitiu sua libertação, no qual ele se declarou culpado de violar a lei de espionagem dos Estados Unidos, encerrando uma batalha jurídica de 14 anos no Reino Unido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sua esposa, Stella Assange, com quem ele se casou enquanto estava em uma prisão de segurança máxima em Londres, afirmou que ele precisaria de tempo para recuperar sua saúde e sanidade após o longo período de encarceramento, além de passar tempo com seus dois filhos, que ele nunca havia visto fora da prisão.

Agora, Assange falará em público pela primeira vez ao prestar depoimento ao Comitê de Assuntos Jurídicos e Direitos Humanos da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE) em Estrasburgo, no dia 1º de outubro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O depoimento acontece após um relatório da PACE sobre o caso de Assange, que concluiu que ele era um prisioneiro político e solicitou que o Reino Unido realizasse um inquérito para averiguar se ele foi submetido a tratamento desumano.

Segundo Stella Assange, a participação de Julian no depoimento ao Conselho da Europa representará uma pausa excepcional em sua recuperação, já que o convite foi feito para que ele prestasse depoimento sobre o relatório do comitê e as implicações mais amplas de seu caso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile