Mundo

Ativistas são condenadas à prisão por vandalismo nos “Girassóis” de Van Gogh em Londres

(Crédito: Just Stop Oil/PA Media/dpa)

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

“Just Stop Oil” está escrito nas camisetas dos três ativistas que jogaram sopa nos Girassóis de Vincent van Gogh, na Galeria Nacional de Londres. Isso aconteceu poucas horas depois de dois membros da mesma organização ambientalista britânica terem sido presos por fazerem exatamente o mesmo ato: atirar sopa de tomate nos Girassóis de Van Gogh, em outubro de 2022.

Quem são os condenados? Phoebe Plummer, 23 anos, e Anna Holland, 22. As duas foram sentenciadas no tribunal de Southwark, em Londres, a dois anos e 20 meses de prisão, respectivamente, por causarem danos de £10.000 à moldura dourada da pintura (aproximadamente 12 mil euros).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O vídeo da nova “agressão” foi compartilhado na conta oficial da organização. “Há pessoas presas por apelarem ao fim de novos projetos de gás e petróleo”, afirmaram os ativistas, referindo-se aos seus colegas condenados.

Por outro lado, a Galeria Nacional emitiu um comunicado informando que os três ativistas foram detidos e que as pinturas vandalizadas, outras duas da série Girassóis, de 1888 e 1889, permanecem intactas. “As obras foram retiradas de exibição e examinadas por um restaurador. Estão intactas. Esperamos reabrir a exposição o mais rápido possível”, informou o museu londrino.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em outubro de 2022, Plummer e Holland, usando camisetas do Just Stop Oil, despejaram o conteúdo de duas latas de sopa de tomate Heinz na obra de 1888, antes de se ajoelharem em frente à pintura e colarem as mãos na parede. Embora a pintura, protegida por vidro, não tenha sido danificada, a moldura, adquirida pelo museu em 1999 por £28.000 (cerca de 33.500 euros), foi danificada.

Ao anunciar a sentença, o juiz Christopher Hehir afirmou que os ativistas “não se importavam se a pintura seria danificada ou não” e lamentou que um “tesouro cultural” pudesse ter sido perdido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com informações da EFE.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile