Mundo

Avião da FAB pousa em Beirute para iniciar repatriação de brasileiros no Líbano

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), encarregado de repatriar cidadãos brasileiros no Líbano, aterrissou na capital, Beirute, neste sábado (5) às 17h22, horário local (11h22 em Brasília). A aeronave partiu de Lisboa, Portugal, e faz parte da primeira fase da Operação Raízes de Cedro, que tem como objetivo trazer de volta até 500 brasileiros por semana.

Nesta primeira etapa, a previsão é repatriar 220 pessoas. O retorno ao Brasil está programado para a manhã de domingo (6), com pouso previsto na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Atualmente, estima-se que cerca de 20 mil brasileiros residam no Líbano. No entanto, o Ministério das Relações Exteriores informou que aproximadamente 3 mil manifestaram interesse em deixar o país, devido à escalada das operações militares israelenses na região. A repatriação estava inicialmente prevista para ocorrer na sexta-feira (4), mas foi adiada para que houvesse uma avaliação mais precisa das condições de segurança.

Na noite de quinta-feira (3), os bombardeios de Israel sobre o Líbano se intensificaram, atingindo inclusive áreas próximas ao aeroporto de Beirute. Apesar disso, o aeroporto permanece em funcionamento, com voos operados pela companhia libanesa Middle East Airlines.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governo brasileiro divulgou uma nota oficial informando que os passageiros já foram orientados sobre o embarque no aeroporto. “O governo brasileiro reitera o alerta para que sigam as orientações de segurança emitidas pela embaixada em Beirute e pelas autoridades locais. Aqueles que tiverem condições devem buscar meios próprios para deixar o território libanês, uma vez que o aeroporto de Beirute permanece em operação”, diz o comunicado, assinado pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, além da FAB.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile