Mundo

Empresa de mídia estatal russa VGTRK é alvo de ataque cibernético no dia do aniversário de Putin

© Alexei Druzhinin/Russian Presidential Press and Information Office/TASS

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A VGTRK, a empresa de mídia estatal russa responsável pelas principais estações de TV do país, sofreu um ataque cibernético significativo nesta segunda-feira (07). De acordo com uma fonte do governo ucraniano, o incidente foi atribuído a hackers de Kiev.

Na manhã do ataque, o site da VGTRK, que inclui a Companhia Estatal de Televisão e Rádio da Rússia, não estava acessível, e o canal de notícias 24 horas Rossiya-24 também ficou fora do ar. Quando repórteres da Reuters tentaram acessar a transmissão ao vivo, receberam uma mensagem de erro informando que “nenhum servidor está disponível para lidar com esta solicitação”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que a holding de mídia estatal enfrentou um ataque sem precedentes em sua infraestrutura digital e informou que especialistas estão trabalhando para esclarecer as circunstâncias e rastrear os responsáveis pelo ataque, que afetou uma infraestrutura crítica.

Uma fonte governamental ucraniana afirmou que hackers ucranianos foram os responsáveis pelo ataque, que coincidiu com o 72º aniversário do presidente russo, Vladimir Putin.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A fonte, que pediu para não ser identificada, comentou que os hackers “parabenizaram” Putin por meio do ataque em larga escala à emissora estatal.

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, não identificou os responsáveis pelo ataque, mas afirmou que a mídia russa tem sido alvo do que ela chamou de “Ocidente coletivo”. Ela classificou o incidente como parte de “uma guerra híbrida”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile