Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu de Lisboa, em Portugal, às 21h20 desta segunda-feira (7), trazendo 227 brasileiros que estavam no Líbano. A previsão é que o voo chegue ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 7h30 desta terça-feira (8).
Essa é a segunda operação de repatriação desde o início da operação “Raízes do Cedro”. O governo brasileiro estima repatriar cerca de 500 cidadãos por semana. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, aproximadamente 3 mil brasileiros, de um total de 21 mil que residem no Líbano, expressaram interesse em deixar o país devido à intensificação do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah.
A aeronave partiu de Beirute, capital libanesa, às 12h30 (horário de Brasília) e fez uma parada técnica em Lisboa antes de seguir para o Brasil. Além dos 227 passageiros, três animais de estimação também estão a bordo.
No domingo (6), os primeiros 229 repatriados desembarcaram na Base Aérea de São Paulo, onde foram recepcionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Ministério das Relações Exteriores orienta os brasileiros no Líbano a seguirem as recomendações de segurança das autoridades locais. Aqueles que têm recursos financeiros são incentivados a procurar meios de deixar o país por conta própria.