Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta terça-feira (08), as Forças de Defesa de Israel (FDI) assumiram o controle de um complexo de combate do Hezbollah em Maroun al-Ras, no sul do Líbano, a cerca de dois quilômetros da fronteira entre os dois países.
O complexo foi identificado pela brigada de infantaria Golani durante operações que incluem ataques limitados na região desde o dia 1º de outubro.
De acordo com comunicado das FDI, o complexo do Hezbollah incluía um prédio residencial e um bosque de oliveiras, onde foi encontrado um lançador de foguetes carregado e pronto para disparar contra comunidades no norte de Israel.
As tropas israelenses também descobriram infraestrutura subterrânea, esconderijos, alojamentos e locais de preparação, além de armas e equipamentos militares utilizados pelos combatentes.
No domingo, a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) manifestou “profunda preocupação” com as atividades das FDI próximas a uma de suas bases, também em Maroun al-Ras.
A Unifil continua presente no sul do Líbano, em áreas de fronteira com Israel, mesmo após a incursão terrestre das tropas israelenses.
Atualmente, quatro divisões das FDI realizam operações localizadas e específicas no Líbano. A 146ª divisão, uma unidade de reserva, juntou-se às divisões 98ª, 36ª e 91ª, que já operam na região.
Estima-se que o número de soldados israelenses mobilizados ultrapasse 15 mil. Nos confrontos, pelo menos onze militares israelenses foram mortos por membros do Hezbollah.