Mundo

Talibã pede para entrar no Brics

Afghanistan Times

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O grupo terrorista islâmico Talibã solicitou à Rússia a inclusão na organização Brics, que reúne grandes países em desenvolvimento. O porta-voz Zabihullah Mujahid confirmou o interesse do grupo em participar da Cúpula de Chefes de Estado dos Brics, programada para a próxima semana na cidade russa de Kazan, com o objetivo de discutir questões econômicas do Afeganistão com outras nações.

A cúpula contará com a presença dos líderes dos países membros, incluindo o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e Xi Jinping, ditador comunista da China, além de convidados de outras nações.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um dos principais tópicos do encontro será a ampliação do bloco, com dezenas de países expressando interesse em se unir à organização.

Entre os países interessados, destacam-se algumas ditaduras, como Cuba, Belarus e Nicarágua, que buscam reduzir seu isolamento global. No entanto, o pedido do Talibã é um dos mais controversos, especialmente devido ao histórico do grupo em relação à repressão às mulheres.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Desde que voltou ao poder no Afeganistão em agosto de 2021, com o fim da ocupação militar dos Estados Unidos, o governo do Talibã não foi reconhecido oficialmente por nenhuma nação, embora mantenha relações comerciais e até diplomáticas com Cabul.

Recentemente, o isolamento do grupo parece ter diminuído. Em janeiro deste ano, a China se tornou o 1º país a receber oficialmente um embaixador do grupo terrorist Talibã, quando o ditador Xi Jinping aceitou as credenciais de um diplomata nomeado pelo grupo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora Pequim tenha afirmado que isso não representava um reconhecimento do governo afegão, o Talibã comemorou o que considerou um passo significativo para sua reintegração no cenário internacional.

A Rússia também mantém sua embaixada em Cabul e indicou que pode retirar o Talibã de sua lista de organizações terroristas após a cúpula de Kazan. No entanto, o governo russo não confirmou se convidados representantes do Talibã para o encontro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo a agência de notícias oficial russa TASS, o enviado especial da Rússia para o Afeganistão, Zamir Kabulov, afirmou que o convite para a cúpula dos Brics é decidido por consenso, o que significa que a Rússia não pode convidar unilateralmente outros estados sem a aprovação de seus parceiros.

Em princípio, a Rússia teria a liberdade de convidar quem quisesse para a reunião, mas convites polêmicos costumam exigir coordenação entre os governos. Até o momento, nenhuma consulta formal foi realizada ao Brasil sobre a possibilidade de um convite ao Talibã.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile