Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O furacão Oscar deve atingir Guantánamo ou Holguin, em Cuba, ainda neste domingo (20), enquanto o país enfrenta esforços para restaurar a energia após o pior apagão dos últimos anos, conforme informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (EUA).
No momento, o furacão Oscar está localizado a aproximadamente 185 quilômetros a leste-nordeste de Guantánamo, com ventos sustentados de até 130 km/h, segundo o centro com sede em Miami.
No sábado, o governo cubano conseguiu restaurar o fornecimento de energia para cerca de um quinto dos 10 milhões de habitantes da ilha, após a rede elétrica nacional ter colapsado duas vezes em um intervalo de 24 horas. Mais cedo no mesmo dia, Oscar havia tocado terra na ilha Great Inagua, nas Bahamas.
O Centro Nacional de Furacões prevê que o furacão Oscar enfraqueça após atingir a costa nordeste de Cuba, mas ainda pode manter a força de uma tempestade tropical ao seguir para o norte de Cuba na segunda-feira e atravessar o centro das Bahamas na terça-feira.
As previsões indicam que chuvas entre 13 e 25 centímetros devem atingir o leste de Cuba até terça-feira.
O governo das Bahamas suspendeu o alerta de tempestade tropical para as Ilhas Turks e Caicos, mas alertas de furacão permanecem em vigor para o sudeste das Bahamas e para as costas norte das províncias cubanas de Holguin, Guantánamo e Las Tunas, conforme informado pelo Centro Nacional de Furacões.