Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, propôs, nesta terça-feira (22), a realização de uma conferência internacional para a reconstrução da Faixa de Gaza, que foi devastada por mais de um ano de guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
A proposta foi apresentada durante a reunião dos ministros do Desenvolvimento do G7 em Pescara, na Itália, evento que Tajani preside e que conta com a presença de representantes de Israel, do Líbano e da Palestina.
Tajani afirmou que todas as populações civis, independentemente da nacionalidade, devem ser ajudadas e expressou a esperança de que, com a participação dos três principais interlocutores (Israel, Líbano e Palestina), seja possível avançar nas discussões com os países do G7.
O ministro mencionou a ideia de uma conferência voltada para a reconstrução de Gaza. A guerra no enclave palestino começou após atentados do Hamas, que resultaram em 1,2 mil mortos em Israel, a maioria civis, em 7 de outubro de 2023.
Durante o encontro do G7, Tajani observou que a paz “ainda não está próxima”, mas se mostrou “mais otimista após a vitória militar de Israel contra o Hamas”, referindo-se à recente morte do líder do grupo, Yahya Sinwar.
O vice-premiê ressaltou que os israelenses estão dispostos a permitir que os últimos chefes do Hamas deixem Gaza com um salvo-conduto, em troca da libertação de reféns e após a declaração de um cessar-fogo.
Tajani destacou que está trabalhando para apoiar esse projeto, assim como para um cessar-fogo no Líbano.