Mundo

Cinco Mortos e 22 Feridos em Ataque terrorista ao Setor Aeroespacial Turco”

Foto: Reprodução/X

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Várias pessoas foram mortas em um “ataque terrorista” nas instalações da Turkish Aerospace Industries, localizadas nas proximidades da capital Ankara, na última quarta-feira (23), de acordo com autoridades turcas.

O vice-presidente da Turquia, Cevdet Yilmaz, informou que ao menos cinco pessoas perderam a vida e 22 ficaram feridas no ataque. Entre os feridos, estão sete membros das forças especiais que responderam ao incidente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Dois atacantes — um homem e uma mulher — foram mortos durante a ação, e as autoridades turcas estão trabalhando na identificação dos suspeitos, conforme declarou o ministro do Interior, Ali Yerlikaya.

“Condeno este ataque hediondo”, disse Yerlikaya em uma postagem na rede social X. “Nossa luta continuará com determinação e firmeza até que o último terrorista seja neutralizado.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ministro da Defesa turco, Yaşar Güler, alegou que o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) é responsável pelo ataque. Esse movimento separatista curdo é considerado uma organização terrorista pela Turquia e seus aliados ocidentais.

“Damos a esses escroques do PKK a punição que merecem sempre que eles não se tocam”, afirmou Güler em declarações à imprensa. “Repito o que sempre digo: não vamos deixá-los em paz até que o último terrorista seja eliminado.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Yilmaz também indicou que o PKK parece ser responsável pelo ataque, mas ressaltou que a investigação ainda está em andamento.

Imagens de câmeras de segurança mostraram os dois atacantes armados se aproximando da entrada das instalações, carregando mochilas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O local da Turkish Aerospace Industries está situado a cerca de 40 quilômetros de Ankara.

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, chamou o incidente de “profundamente preocupante”. “A NATO se posiciona ao lado do nosso aliado, a Turquia. Condenamos fortemente o terrorismo em todas as suas formas e estamos monitorando os desenvolvimentos de perto”, disse ele em uma declaração na rede social X.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, também condenou o ataque. “Nossas orações estão com todos os afetados e suas famílias, e, claro, também com o povo turco neste momento muito difícil”, disse ele durante um briefing na Casa Branca na quarta-feira. “Embora ainda não saibamos o motivo ou quem está exatamente por trás disso, condenamos fortemente este ato de violência.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile