Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Exército de Israel anunciou nesta quarta-feira (30) a morte de Mustafa Ahmad Shahadi, vice-comandante da força de elite Radwan, do grupo terrorista libanês Hezbollah, em um ataque na região de Nabatiye, no sul do Líbano.
As Forças Armadas israelenses informaram que essa eliminação representa um novo golpe contra as capacidades da força Radwan e da organização terrorista Hezbollah, embora não tenham especificado a data do ataque.
Até o momento, o Hezbollah não comentou o ocorrido, mas há um histórico recente de não anunciar a morte de seus combatentes, exceto em casos de alta relevância.
Israel já havia eliminado o chefe da Radwan, Ibrahim Aqil, em um bombardeio em Beirute no dia 20 de setembro, uma semana antes da morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.
Desde então, Israel intensificou sua campanha de ataques no sul e no leste do Líbano, incluindo os subúrbios ao sul de Beirute, conhecidos como Dahye, um reduto do Hezbollah.
O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, estimou na terça-feira (29) que o grupo terrorista libanês, considerado um dos principais aliados do Irã, perdeu cerca de 80% de seus mísseis e foguetes após um mês de intensificação dos conflitos, que se seguiram a quase um ano de trocas de fogo na fronteira.
Além disso, dois dos principais assessores do presidente dos EUA, Joe Biden, estão programados para chegar a Israel nesta quinta-feira (31) com o objetivo de negociar um acordo que ponha fim à guerra no Líbano e permita o retorno seguro dos civis deslocados em ambas as regiões, segundo informações divulgadas por meios de comunicação israelenses e americanos.