Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um idoso britânico acordou de um coma sem se lembrar dos últimos 39 anos de vida e acreditando ter apenas 23 anos. Luciano D’Adamo, hoje com 68 anos, foi violentamente atropelado em 2019, permanecendo em coma por um breve período.
Ao despertar, estava convencido de que estava no início da vida adulta e chegou a confundir seu próprio filho com seu pai.
Quando se viu no espelho pela primeira vez após o acidente, Luciano entrou em choque ao observar a imagem de um homem idoso. Enfermeiras intervieram para acalmá-lo, enquanto os médicos explicavam que ele estava em 2019, e não em 1980, como ele acreditava.
Os profissionais orientaram Luciano e sua família de que a perda de memória era comum em casos como o dele e que o quadro provavelmente seria temporário. No entanto, cinco anos após a alta, ele ainda não recuperou as lembranças, apesar de ter passado por longo processo de reabilitação.
Ao rever fotos e documentos de eventos passados, Luciano consegue ter alguns flashes de memória, mas de forma vaga e sem consistência. Ele também enfrenta dificuldades em lidar com algumas de suas relações familiares, como o papel de avô para os netos.
Atualmente, o idoso tenta recomeçar a vida: trabalha em uma escola e segue com tratamentos na esperança de recuperar a memória.