Mundo

Israel Recebe Alerta sobre Potencial Ataque do Irã a Partir do Iraque

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Israel recebeu informações de inteligência que sugerem que o Irã pode estar se preparando para um ataque ao seu território a partir do Iraque nos próximos dias, de acordo com duas fontes israelenses citadas pelo Axios. O ataque poderia ocorrer antes das eleições presidenciais nos Estados Unidos, acrescentaram as fontes.

As tensões entre Israel e Irã se intensificaram nas últimas semanas, com uma série de trocas hostis. Segundo as informações, o plano do Irã seria lançar o ataque a partir do Iraque por meio de milícias pró-Irã, utilizando um arsenal significativo de drones e mísseis balísticos. Essa estratégia permitiria ao Irã evitar represálias diretas contra suas próprias infraestruturas estratégicas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um funcionário americano, citado pelo Axios, reconheceu que Washington está ciente dos preparativos do regime de Teerã, mas destacou que não há clareza sobre se a teocracia islâmica tomou a decisão final de executar o ataque.

Em resposta a um ataque israelense ao território iraniano na semana passada, o comandante do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), Hossein Salami, advertiu que a represália iraniana será “diferente de qualquer cenário que Israel possa imaginar”. Além disso, uma fonte de alto nível iraniana afirmou à CNN que o Irã está planejando uma resposta “definitiva e dolorosa”, que pode ser executada antes das eleições americanas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O regime iraniano também afirmou nesta quinta-feira que dará uma resposta “implacável” ao bombardeio israelense ocorrido no último sábado contra suas instalações militares e que Israel “se arrependerá” desse ataque, conforme reportaram meios de comunicação iranianos.

“A recente ação do regime sionista, que atacou partes de nosso país, foi um ato desesperado, e a República Islâmica do Irã responderá de forma implacável, fazendo com que Israel se arrependa”, declarou Mohammad Mohammadi Golpayegani, assessor do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, segundo a agência de notícias Tasnim.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ataque israelense

Na madrugada de sábado, a quase um mês do ataque com mísseis iranianos em 1º de outubro sobre Tel Aviv, o Exército israelense iniciou uma série de manobras em território inimigo como sinal de represália. Embora inicialmente houvesse preocupações de que as ofensivas pudessem atingir locais nucleares ou instalações petrolíferas — inclusive o presidente Joe Biden interveio e discutiu a estratégia com Benjamin Netanyahu e seu gabinete —, o foco do operativo se concentrou em “fábricas de mísseis, formações de mísseis terra-ar e capacidades aéreas iranianas”, segundo confirmou o Ministério da Defesa israelense.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Imagens de satélite confirmaram danos na base de Shahroud, enquanto o Irã relatou ataques nas províncias de Ilam, Juzestán e Teerã, o que pode limitar a capacidade da Guarda Revolucionária de fabricar mísseis balísticos de combustível sólido, essenciais para os ataques contra Israel, já que o país não pode acessar armamentos mais modernos devido às sanções ocidentais.

Após a divulgação dessas informações, na segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores do Irã ameaçou Israel com uma resposta em retaliação. “O Irã utilizará todas as ferramentas disponíveis para dar uma resposta definitiva e eficaz ao regime sionista”, disse o porta-voz do ministério, Esmaeil Baghaei, durante uma coletiva de imprensa, após o aiatolá Ali Khamenei afirmar pouco antes que as autoridades devem determinar a melhor forma de reagir a este episódio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Devem decidir a maneira de demonstrar a força e a vontade da nação iraniana ao regime sionista, e isso deve ser feito da melhor forma para esta nação e para o país. Eles (os israelenses) estão cometendo um erro de cálculo em relação ao Irã. Não conhecem o Irã e os jovens iranianos. Não conhecem a nação iraniana. Ainda não conseguiram compreender corretamente o poder, a capacidade, a iniciativa e a determinação do povo iraniano. Precisamos fazê-los entender isso”, advertiu o aiatolá Khamenei.

A resposta de Tel Aviv não demorou a chegar, e na quarta-feira, garantiram que redobrariam a aposta se Teerã continuasse escalando suas agressões. O chefe do Estado Maior das Forças de Defesa de Israel, o tenente-general Herzi Halevi, declarou: “Se o Irã cometer um erro e lançar outra saraivada de mísseis contra Israel, mais uma vez saberemos como chegar até o Irã, mesmo com capacidades que não utilizamos daquela vez, e atingir muito, muito forte, tanto as capacidades quanto os locais que deixamos de lado naquela ocasião.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile