Mundo

EUA: Trump e Kamala empatam na 1ª urna apurada; eleição é a mais acirrada em décadas

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire, foi a 1ª a abrir as urnas nas eleições dos Estados Unidos nesta terça-feira (05). A votação teve início pontualmente à meia-noite no horário local (2h em Brasília) e terminou minutos depois. O resultado registrou um empate: Kamala Harris e Donald Trump receberam 3 votos cada.

Tradicionalmente, desde a década de 1960, Dixville Notch é o primeiro local a dar início à votação presidencial americana. Com poucos eleitores, o resultado é contabilizado imediatamente após o fechamento das urnas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Localizada no condado de Coös, próximo à fronteira com o Canadá, a comunidade atrai a atenção a cada eleição. Em 2020, dos 5 eleitores de então, todos votaram em Joe Biden. Em 2016, Hillary Clinton recebeu 4 votos, e Trump obteve 2. Em 2012, o local também registrou um empate entre Barack Obama e Mitt Romney, com 5 votos para cada. Naquele ano, Obama foi reeleito.

Segundo o censo de 2020, a população oficial de Dixville Notch é de apenas 4 pessoas. A comunidade, apesar de pequena, é um ponto turístico por conta de seu parque estadual e um resort local.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No restante de New Hampshire, as urnas serão abertas às 11h (13h em Brasília). Nos estados do leste dos EUA, a votação começará entre 5h e 7h no horário local. Mesmo com o empate em Dixville Notch, a expectativa é que New Hampshire, um estado historicamente democrata, favoreça Kamala Harris, que poderá conquistar todos os quatro delegados do estado.

As últimas urnas devem ser fechadas no Havaí às 2h de quarta-feira (06), pelo horário de Brasília. Alguns estados, como Indiana e Kentucky, começarão a divulgar resultados a partir das 20h desta terça.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ainda não há previsão exata para o anúncio do resultado oficial das eleições. Devido às diferentes regras de apuração entre os estados, o tempo para a conclusão dos votos pode variar.

Projeções indicam que o resultado pode ser conhecido na tarde de quarta-feira (06), mas, em caso de disputa acirrada, é possível que ocorram atrasos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em 2020, Joe Biden foi declarado vencedor quatro dias após a eleição; em 2016, Donald Trump foi projetado como eleito na madrugada seguinte.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile