Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Regiões dos estados de São Paulo, Paraná, Tocantins, Rondônia, sul de Minas Gerais, Santa Catarina, e áreas do Centro-Oeste e da Amazônia devem enfrentar intensas tempestades entre a tarde desta quinta-feira (7) e a manhã de sexta-feira (8). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando “perigo”, para essas localidades, com previsões de ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora.
O fenômeno será acompanhado por chuvas volumosas, com previsão de 30 a 60 milímetros por hora, aumentando o risco de alagamentos e outras complicações. Na capital paulista, a chuva intensa de quarta-feira (6) já trouxe transtornos, deixando bairros alagados e afetando o fornecimento de energia elétrica para cerca de 50 mil imóveis. Só nos primeiros dias de novembro, São Paulo já registrou um volume de chuva superior ao esperado para o mês inteiro.
Riscos e Recomendações
De acordo com o Inmet, as tempestades podem causar interrupções no fornecimento de energia elétrica, quedas de árvores e galhos, inundações em áreas vulneráveis e descargas elétricas. O instituto recomenda que a população evite buscar abrigo sob árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas. Motoristas são aconselhados a não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Outra recomendação é que aparelhos elétricos sejam desligados e o quadro geral de energia, desligado, sempre que possível.
O alerta laranja do Inmet permanece válido das 13h de quinta-feira até as 10h de sexta-feira, mas pode ser estendido ou atualizado conforme as condições climáticas evoluam. No Rio Grande do Sul, também há um alerta para chuvas intensas, com expectativa de 20 a 30 milímetros por hora e ventos de até 60 km/h, enquadrado na categoria amarela, de “perigo potencial”.
Defesa Civil em Estado de Atenção
A Defesa Civil do Estado de São Paulo reforçou o alerta, indicando o risco de deslizamentos, alagamentos, desabamentos, além de ocorrência de raios, ventos fortes e granizo nas regiões mais vulneráveis. A previsão é de chuvas intensas principalmente no centro-sul do estado, incluindo a capital paulista, e chuvas fortes em cidades como Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.
Para casos de emergência, a população deve acionar o 199, número da Defesa Civil, ou o 193, do Corpo de Bombeiros.
Níveis de Danos por Velocidade do Vento
A Defesa Civil estadual orienta que ventos a partir de 40 km/h, combinados com chuva intensa, já podem provocar a queda de galhos de árvores, com potencial de interromper o fornecimento de energia. A partir de 70 km/h, podem ocorrer danos em residências, como arrancamento de telhas, e ventos superiores a 80 km/h têm potencial para causar destelhamento total de construções e até arrancar árvores pela raiz.