Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Donald Trump e Joe Biden se reuniram na tarde desta quarta-feira (13), na Casa Branca, uma semana após a vitória do republicano na eleição presidencial. O encontro aconteceu no Salão Oval, onde ambos se cumprimentaram e apertaram as mãos.
Em um pronunciamento breve, de cerca de um minuto, Biden parabenizou Trump e afirmou que está empenhado em proporcionar uma transição tranquila para o retorno do republicano à Casa Branca.
O atual presidente destacou seu objetivo de garantir que Trump seja bem acomodado na volta ao governo, acolhendo-o com as palavras “Bem-vindo de volta”.
Por sua vez, Trump reconheceu as dificuldades do ambiente político, afirmando que “não é um mundo muito bom, mas é um bom mundo hoje”. O republicano expressou apreço pela situação e concordou com a necessidade de uma transição “tão suave quanto possível”, em alinhamento com o apelo de Biden.
Sem responder a perguntas da imprensa, os líderes prosseguiram a reunião em particular. Apesar da aparente cordialidade, ambos mantêm um histórico de críticas mútuas ao longo dos anos.
As divergências entre as equipes de Trump e Biden abrangem temas como mudanças climáticas, comércio e a relação com a Rússia.
Em 2020, Biden chegou a descrever Trump como uma ameaça à democracia, enquanto o republicano acusa o democrata de incompetência e de ter se beneficiado de uma suposta fraude eleitoral naquele ano.