Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A evacuação dos passageiros do cruzeiro MV Hondius, atingido por um surto de hantavírus, começou neste domingo (10) no porto de Granadilla, em Tenerife, na Espanha. A operação enfrentou protestos de moradores locais, mas está sendo realizada sob supervisão da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os passageiros espanhóis (13 turistas e um tripulante) foram os primeiros a deixar o navio, por volta das 9h30. Os 17 americanos a bordo serão os últimos a sair, antes de serem levados em um voo de repatriação para a Unidade Nacional de Quarentena em Nebraska (EUA).
Ao todo, 147 passageiros estavam no navio. O processo completo de repatriação deve levar cerca de uma semana.
Nacionalidades envolvidas
Estados Unidos, Alemanha, França, Bélgica, Irlanda e Holanda enviarão aeronaves para repatriar seus cidadãos. Os passageiros britânicos serão levados para o Hospital Arrowe Park, em Merseyside (mesmo local usado para quarentena da Covid-19).
Esforço britânico em ilha remota
Um passageiro britânico com suspeita de hantavírus desembarcou em Tristão da Cunha (território britânico no Atlântico Sul, considerado o arquipélago habitado mais remoto do mundo). O Ministério da Defesa do Reino Unido enviou seis paraquedistas, um consultor da Força Aérea e um enfermeiro do Exército para prestar assistência. Foi a primeira vez que militares foram lançados de paraquedas para fornecer apoio humanitário no local.
O que diz a OMS
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, foi a Tenerife para supervisionar a operação e tranquilizou os moradores: “Isso não é outra Covid. O risco atual para a saúde pública do hantavírus continua baixo.”
Ele disse que a Espanha preparou um plano cuidadoso: “Os passageiros serão transportados para terra no porto industrial de Granadilla, longe de áreas residenciais, em veículos lacrados e vigiados, por um corredor completamente isolado.”
A cronologia
-
Três pessoas (um casal holandês e um alemão) morreram devido ao vírus
-
Oito passageiros que não estão mais no navio adoeceram; seis tiveram confirmação de hantavírus
-
Quatro continuam hospitalizados na África do Sul, Holanda e Suíça
-
Suspeita em passageiro alemão testou negativo
-
Uma mulher espanhola que esteve no mesmo voo que um paciente que morreu testou negativo no sábado
Medidas de segurança
As autoridades espanholas insistiram que não haverá “nenhum contato” com a população local. Os passageiros deixarão o navio “por grupos de nacionalidade”. Uma zona de exclusão marítima foi estabelecida ao redor da embarcação.
O navio
Após a evacuação dos passageiros e de um número limitado de tripulantes, o MV Hondius seguirá para Roterdã (Holanda) para ser desinfetado.
