Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Mais de 127 pessoas foram detidas na Bolívia após as violentas protestas registradas em La Paz contra o governo do presidente Rodrigo Paz, em uma jornada marcada por saques, incêndios, ataques a prédios públicos e confrontos com a polícia.
As manifestações, impulsionadas por sindicatos, camponeses e seguidores do ex-presidente Evo Morales, deixaram vários policiais feridos.
Mais da Metade do Preço: Carregador Veicular Turbo 120W com 57% OFF Hoje!
O que diz a polícia
O comandante nacional da Polícia, Mirko Sokol, confirmou o número de detidos e afirmou:
“Não vamos permitir mais este tipo de abusos contra a população. Vocês viram saques, ataques a pessoas inocentes em veículos que se deslocavam para suas atividades. Esses criminosos excederam todos os limites.”
O cenário dos confrontos
As protestas se concentraram na segunda-feira no centro de La Paz, especialmente nas imediações da praça Murillo, onde ficam a sede do Executivo e do Congresso boliviano.
| Ação dos manifestantes | Resposta da polícia |
|---|---|
| Pedras, petardos, explosivos artesanais e dinamite | Gases lacrimogêneos |
Consequências:
-
Ataques a prédios públicos e comércios
-
Saques de mobiliário
-
Destruição de instalações
-
Incêndio de um veículo policial
-
Agressões a pequenos comerciantes e jornalistas
Policial pode perder visão
Um dos episódios mais graves ocorreu em uma estação do teleférico no centro de La Paz. Um suboficial que guardava o local foi agredido violentamente por um grupo de manifestantes até ficar inconsciente.
“Existe uma alta probabilidade de que ele perca a visão em um dos olhos devido aos golpes” , afirmou Sokol.
O agente passou por cirurgia. Duas pessoas foram presas e serão processadas por tentativa de assassinato.
Onze policiais ficaram feridos, dois em estado grave.
Ordens de captura
A Fiscalia emitiu ordens de captura contra dirigentes sindicais acusados de promover os distúrbios, entre eles Mario Argollo, líder da Central Obrera Boliviana (COB) , investigado por:
-
Instigação pública a delinquir
-
Terrorismo
Contexto da crise
| Fator | Detalhe |
|---|---|
| Motivo das protestas | Seguidores de Evo Morales exigem renúncia de Rodrigo Paz |
| Crise econômica | Inflação, escassez de dólares, falta de combustíveis |
| Medida do governo | Eliminação de subsídios estatais → aumento do diesel e gasolina |
| Bloqueios | 32 bloqueios ativos em todo o país (há mais de 2 semanas) |
Os bloqueios afetam o abastecimento de alimentos, combustível e oxigênio medicinal para a capital.
Medidas do governo
Ante o agravamento da situação, o governo anunciou:
-
Novos operativos policiais e militares para desobstruir rotas
-
Criação de um “corredor humanitário” para entrada de produtos básicos
🚗Pneu Goodyear 165/70R13: A Escolha Perfeita para Quem Busca Segurança e Economia.
