Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Aproveitando a espera prolongada pela chegada de mais assistência do Ocidente às tropas ucranianas, a Rússia avançou em várias frentes de batalha no leste, estabelecendo novas posições no norte e agora se aproxima da conquista da segunda maior cidade da Ucrânia.
O governo ucraniano está se preparando para uma possível escalada da ofensiva russa nas próximas semanas, dada a escassez de apoio internacional e a inferioridade numérica das forças ucranianas em termos de infantaria, veículos blindados e munições.
O Exército ucraniano está atualmente na defensiva ao longo de uma linha de frente que se estende por cerca de 1.000 quilômetros, enquanto busca reforçar suas posições defensivas.
De acordo com o Instituto para o Estudo da Guerra, um think tank dos EUA que monitora os conflitos globais, a situação na Ucrânia é a seguinte:
- As forças russas estão avançando principalmente a partir de Kharkiv, com incursões no norte e nordeste da cidade, e estão próximas de capturá-la;
- No leste, a atual posição dominante da Rússia permite que suas tropas escolham entre várias direções para avançar em Avdiivka, perto de Donetsk;
- Além das operações dentro da Ucrânia, o Kremlin tem lançado uma campanha contra países da Otan, interferindo nos sistemas de GPS e sabotando infraestruturas militares.
Kharkiv, situada no nordeste da Ucrânia, além de ser a segunda maior cidade do país depois da capital Kiev, é um centro industrial e científico vital, e tornou-se um símbolo da resistência ucraniana durante o conflito.”