Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
As ações da Netflix perderam mais de 35% de seu valor em Nova York nesta quarta-feira, depois que a gigante do streaming anunciou que havia perdido mais de 200 assinantes nos primeiros três meses do ano e disse que espera perder mais 2 milhões nos próximos trimestre.
A queda acentuada eliminou US$ 50 bilhões do valor da Netflix e ocorre quando os assinantes repensam seu compromisso com os serviços de streaming que aumentaram seus números acentuadamente durante os meses de isolamento máximo. A Netflix previu que adicionaria 2,5 milhões de clientes no primeiro trimestre.
Vários serviços rivais, incluindo Disney, Warner Bros Discovery e Paramount, muitas vezes com bibliotecas de conteúdo mais profundas, também entraram no mercado. As ações da Netflix, que já caíram 40% no ano, agora caíram de US$ 700 em novembro para US$ 244 quando o mercado abriu, uma queda de quase dois terços.
Vários serviços rivais, incluindo Disney, Warner Bros Discovery e Paramount, muitas vezes com bibliotecas de conteúdo mais profundas, também entraram no mercado. As ações da Netflix, que já caíram 40% no ano, agora caíram de US$ 700 em novembro para US$ 244 quando o mercado abriu, uma queda de quase dois terços.
A empresa disse na terça-feira que experimentou “ventos contrários no crescimento da receita”. Recentemente, ele aumentou os preços das assinaturas, apesar dos sinais de que o crescimento do consumidor estava diminuindo, com um pacote mensal básico agora custando US$ 15,49 aos clientes dos EUA.
“Definitivamente, estamos sentindo níveis mais altos de penetração no mercado… e concorrência acirrada”, disse Ted Sarandos, co-executivo-chefe.
Em termos de capitalização, a Netflix agora vale US$ 1.009 bilhões, um valor que tornará mais difícil para sua administração de Los Gatos, Califórnia, arrecadar dinheiro para financiar o investimento na produção de conteúdo, do qual o crescimento de assinantes depende.
A confluência de forças negativas, desde o levantamento da pandemia, a perda de 700.000 assinantes na Rússia, a alta inflação ao consumidor em muitos dos principais mercados forçando as famílias a repensar seus orçamentos, atingiram o serviço.
Elon Musk, o CEO da Tesla que atualmente faz uma oferta hostil de aquisição do Twitter, afirmou que o “vírus da mente desperta” está por trás da queda das ações da Netflix – não concorrência, repressão de senhas ou um aperto na inflação. “O vírus da mente desperta está tornando a Netflix inacessível”, tuitou Musk.
A queda de quarta-feira ocorre após um período de crescimento espetacular para a empresa, juntamente com a demanda dos investidores pelas ações. A Netflix, como Peloton e GameStop, foi beneficiária do dinheiro que fluiu pelas economias durante a pandemia, alimentando a demanda por ações.
“Este não é o fim da Netflix, mas vai exigir uma reformulação, talvez com videogames e outras fontes de crescimento futuro”, diz Eric Schiffer, da empresa de private equity The Patriarch Organization, com sede em Los Angeles. “Eles conquistaram uma quantidade enorme de assinantes porque as pessoas estavam presas em suas casas, mas agora atingiram uma certa saturação e estão lidando com uma concorrência real.”
Reed Hastings, co-executivo-chefe, disse que lidar com o compartilhamento de contas agora é uma prioridade para a empresa. Estima-se que 100 milhões de famílias estão usando contas pelas quais não pagam. “Quando estávamos crescendo rápido, não era uma prioridade alta, mas agora estamos trabalhando muito duro nisso”, disse Hastings.
A empresa também disse que tentaria impulsionar o crescimento melhorando a “qualidade de nossa programação” e considerar a introdução de uma opção de assinatura de preço mais baixo e suportada pelo anunciante.
“Sou contra a complexidade da publicidade e sou um grande fã da simplicidade da assinatura”, disse Hastings na terça-feira. “Por mais que eu seja fã disso, sou um grande fã da escolha do consumidor.”
“Ninguém esperava que a Netflix anunciasse que perdeu assinantes. Eles esperavam uma desaceleração nas assinaturas, mas ver a Netflix perdendo assinantes é um grande negócio”, disse Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank, um corretor online, ao Wall Street Journal .
“As pessoas estão perguntando ‘Isso vale a pena?’”, disse Ozkardeskaya. “À medida que os preços sobem, o limite de valor está sendo puxado para cima e isso está empurrando as pessoas para a saída.”