Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um dos maiores bancos dos EUA abriu contas ilegalmente para clientes sem sua permissão, de acordo com o Consumer Financial Protection Bureau (CFPB), nesta quinta-feira (28).
O US Bank, com sede em Minneapolis, o quinto maior banco do país com mais de US$ 559 bilhões em ativos, acessou relatórios de crédito de clientes desavisados e abriu contas correntes e de poupança, cartões de crédito e linhas de crédito sem autorização dos clientes para aumentar as vendas, o CFPB encontrado em uma investigação de cinco anos de duração.
O US Bank sabia que seus funcionários estavam abrindo as contas não autorizadas, mas não conseguiu regulá-las, segundo a agência. O banco impôs metas de vendas aos trabalhadores e introduziu um programa de incentivo e compensação que recompensava financeiramente os funcionários pela venda de seus produtos, como contas de depósito e cartões de crédito, disse o CFPB.
“Por mais de uma década, o US Bank sabia que seus funcionários estavam se aproveitando de seus clientes apropriando-se indevidamente de dados de consumidores para criar contas fictícias”, disse o diretor do CFPB, Rohit Chopra, em comunicado na quinta-feira. “Todos nós devemos fazer mais para responsabilizar as empresas que violam a lei quando abusam e fazem uso indevido de nossos dados pessoais confidenciais”.
As ações ilegais prejudicaram os clientes do banco, prejudicando suas pontuações de crédito, de acordo com os reguladores. Os clientes também foram forçados a fechar as contas não autorizadas e a buscar o reembolso das taxas cobradas.