Negócios

Ranitidina: Ações de farmacêuticas caem com crescentes temores de processos

Cerca de 30 bilhões de libras foram varridos da capitalização de mercado de grandes empresas farmacêuticas nos últimos dois dias, à medida que os investidores ficaram nervosos com os processos judiciais sobre o medicamento para azia Zantac.

As ações da GSK perderam 14 % de seu valor desde o fechamento do mercado de terça-feira (9), com as ações de seu recente spin-off Haleon caindo 15%. A Sanofi caiu 12% e a Pfizer recuou 3,4 % depois que os analistas apontaram os passivos potenciais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Este tem sido um problema conhecido borbulhando em segundo plano há anos, mas a preocupação dos investidores explodiu esta semana no período que antecedeu o primeiro processo legal agendado em 22 de agosto.

O que é Zantac?

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zantac é o nome comercial de um medicamento chamado ranitidina, um medicamento usado para aliviar a azia. Foi originalmente criado e vendido pela GSK como um medicamento de prescrição na década de 1980 antes de fazer a transição para um medicamento de venda livre.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em 2019, os reguladores lançaram uma revisão de segurança em meio à preocupação de que o medicamento contenha um provável agente cancerígeno chamado NDMA, levando os fabricantes a retirá-lo das prateleiras. E até 2020, o FDA dos EUA e a Agência Europeia de Medicamentos solicitaram que todas as versões do tratamento fossem retiradas do mercado.

Desde então, mais de 2.000 casos foram arquivados nos EUA com os demandantes alegando que o consumo de Zantac pode gerar NDMA.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O primeiro julgamento começa em 22 de agosto com os principais casos de referência para começar no início de 2023.

O processo é particularmente complicado porque muitos farmacêuticos estiveram envolvidos com o remédio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
A patente do medicamento expirou em 1997, por isso existem vários fabricantes, varejistas e distribuidores do medicamento apontados como réus nos processos.

Pifzer

Haleon, o negócio de saúde do consumidor desmembrado da GSK no mês passado, não é o principal responsável pelas reivindicações, de acordo com a empresa, mas pode estar vinculado tangencialmente.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em resposta aos movimentos violentos do preço das ações nesta semana, GSK, Sanofi e Haleon emitiram declarações se defendendo.

Os preços das ações das farmacêuticas se estabilizaram na manhã desta sexta-feira (12).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O peso esmagador da evidência científica suporta a conclusão de que não há aumento do risco de câncer associado ao uso [de] ranitidina… Sugestões em contrário são, portanto, inconsistentes com a ciência e a GSK se defenderá vigorosamente contra todas as reivindicações sem mérito”, disse um porta-voz da GSK à CNBC.

Um porta-voz da Sanofi disse: “Não há evidências confiáveis ​​de que o Zantac cause qualquer um dos supostos ferimentos em condições do mundo real, e a Sanofi continua totalmente confiante em suas defesas. Dada a força do nosso caso e a incerteza de procedimentos futuros, nenhuma contingência foi estabelecida.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O envolvimento e a responsabilidade potencial de Haleon parecem menos claros.

A Haleon afirma que não é parte de nenhuma das reivindicações da Zantac, dizendo que “nunca comercializou a Zantac de qualquer forma nos EUA” e “não é responsável principalmente por quaisquer reivindicações OTC ou de prescrição”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, conforme sinalizado pela GSK em um prospecto emitido em 1º de junho, “na medida em que a GSK e/ou a Pfizer são responsabilizadas em relação à OTC Zantac, a Haleon pode ser obrigada a indenizar a GSK e/ou a Pfizer” sob certas condições.

A Pfizer disse em um comunicado na quinta-feira que acredita que o resultado do litígio “provavelmente não será relevante” para a empresa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Conforme divulgado em nossos registros na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA desde fevereiro de 2020, vários processos foram movidos contra muitos réus, incluindo a Pfizer, envolvendo a Zantac”, disse a Pfizer.

“A Pfizer vendeu o Zantac apenas entre 1998 e 2006, e a retirada dos produtos Zantac do mercado em 2019 e 2020 não envolveu nenhum produto da Pfizer. A Pfizer tem defesas significativas para este litígio e há questões legais e factuais significativas que ainda precisam ser tratadas pelos tribunais. A Pfizer também tem pedidos de indenização substanciais contra outros, que foram reconhecidos por vários fabricantes em suas divulgações”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Boehringer não estava imediatamente disponível para comentar quando contatada pela CNBC na sexta-feira. Um porta-voz disse à Reuters que a empresa se defenderia contra quaisquer alegações.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile