Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Elon Musk disse que o mundo ainda precisa de petróleo e gás para evitar que a civilização desmorone, informou a Reuters .
Ele fez os comentários em uma conferência de petróleo e gás em Stavanger, na Noruega, e também meditou sobre mudanças climáticas, energia renovável e declínio populacional.
“Realisticamente, acho que precisamos usar petróleo e gás no curto prazo, porque senão a civilização desmoronará”, disse Musk aos delegados, segundo a Reuters.
“Um dos maiores desafios que o mundo já enfrentou é a transição para a energia sustentável e para uma economia sustentável. Isso levará algumas décadas para ser concluído.”
Ele também disse que “neste momento, realmente precisamos de mais petróleo e gás, não menos”, e não “demonizaria” os combustíveis fósseis em comentários divulgados pela Bloomberg .
A insegurança energética aumentou após a decisão da Rússia de restringir os fluxos de gás natural para a Europa após a invasão da Ucrânia e outros fatores, como a seca na Europa.
Musk disse que “alguma exploração adicional era garantida neste momento” em resposta a uma pergunta sobre se a Noruega deveria perfurar mais petróleo e gás.
Ele acrescentou que a geração de energia eólica offshore no Mar do Norte, combinada com baterias, pode se tornar uma importante fonte de energia, segundo a Reuters. “Poderia fornecer uma fonte de energia forte e sustentável no inverno.”
O CEO da Shell, Ben van Beurden, disse na mesma conferência que a Europa pode precisar continuar racionando energia por vários anos porque a crise provavelmente continuará por mais de um inverno, informou o Financial Times .
Não é a primeira vez nos últimos meses que Musk, o homem mais rico do mundo e CEO da fabricante de carros elétricos Tesla, pede mais produção de combustíveis fósseis.
Em março, após a invasão da Ucrânia pela Rússia e a imposição de sanções pelo Ocidente, Musk tuitou : “Odeio dizer isso, mas precisamos aumentar a produção de petróleo e gás imediatamente. Tempos extraordinários exigem medidas extraordinárias”. Ele admitiu que tal resultado seria ruim para a Tesla.
Nesta semana, Musk dobrou seu apoio à energia nuclear durante a transição para o zero líquido, e disse que aqueles que apoiam o fechamento de usinas nucleares são “anti-humanos”.
Ele também disse nesta semana que o declínio populacional é uma ameaça maior para a humanidade do que o aquecimento global, e reiterou esses comentários na Noruega.
“Uma das minhas coisas menos óbvias para me preocupar é a taxa de natalidade, e acho importante que as pessoas tenham bebês suficientes para sustentar a civilização para que não diminuamos”, disse Musk, segundo a Reuters.