Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O governo do Reino Unido estendeu o prazo para as empresas de telecomunicações removerem equipamentos da gigante de tecnologia chinesa Huawei de suas redes móveis 5G.
As empresas de telecomunicações agora terão até dezembro de 2023 para remover equipamentos da Huawei, como os usados em sites de mastros telefônicos e centrais telefônicas, de seus “núcleos” de rede – onde alguns dos dados mais confidenciais são processados. O governo havia originalmente ordenado que o fizessem até janeiro.
Enquanto isso, um requisito para as empresas reduzirem o nível de equipamentos da Huawei em suas redes não essenciais para 35% foi adiado para 31 de outubro de 2023 – após um ultimato inicial de julho.
Eles ainda precisarão proibir novas parcelas do Huawei 5G e eliminá-lo completamente de suas redes até o final de 2027. A ordem foi consagrada em lei no ano passado com uma legislação chamada Lei de Segurança das Telecomunicações .
O governo da primeira-ministra Liz Truss enviou avisos legais a 35 operadoras de redes de telecomunicações do Reino Unido para impor oficialmente a mudança.
A Grã-Bretanha havia dito inicialmente que permitiria que a Huawei lançasse redes 5G. Mas em 2020, o governo optou por banir a Huawei por questões de segurança de dados. A empresa com sede em Shenzhen foi classificada como um fornecedor de “alto risco”, o que significa que representava possíveis riscos à segurança nacional.