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Bank of America é condenado a pagar US$ 100 milhões

O Bank of America oi condenado a pagar mais de $100 milhões aos clientes por cobrar indevidamente as contas, negar pagamentos de recompensa aos titulares de cartões de crédito e abrir contas sem o conhecimento do cliente, de acordo com o Consumer Financial Protection Bureau.

A agência federal afirmou que o segundo maior banco dos EUA prejudicou centenas de milhares de clientes ao longo de vários anos e em diferentes produtos. Além das indenizações aos clientes, o banco também foi multado em $150 milhões. O diretor do CFPB, Rohit Chopra, afirmou que essas práticas são ilegais e minam a confiança do cliente, e que a agência está trabalhando para acabar com essas práticas em todo o sistema bancário.

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De acordo com a política da empresa, o banco impôs uma taxa de $35 quando uma compra do cliente foi negada devido a fundos insuficientes, disse a CFPB. No entanto, o banco foi além, cobrando a taxa várias vezes com base em uma única transação defeituosa, acrescentou a agência.
Realizada ao longo de vários anos, essa prática conhecida como “duplo pagamento” gerou “receita adicional substancial” para a empresa, disse a CFPB.

Em comunicado à imprensa americana, o Bank of America informou que não cobra mais a taxa por fundos insuficientes.
“Nós reduzimos voluntariamente as taxas de cheque especial e eliminamos todas as taxas de fundos insuficientes no primeiro semestre de 2022”, disse um porta-voz do banco. “Como resultado dessas mudanças líderes do setor, a receita dessas taxas diminuiu mais de 90 por cento.”

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Em outra suposta prática, o Bank of America ofereceu dinheiro e pontos para os clientes que se inscreveram em um cartão de crédito na tentativa de competir com bancos concorrentes, disse a CFPB. Por sua vez, a empresa ilegalmente reteve os bônus de “dezenas de milhares de clientes”, acrescentou a agência.

O Bank of America, disse a agência, também solicitou ilegalmente cartões de crédito e contas bancárias usando informações de clientes sem o consentimento deles.

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Por mais de uma década, o banco usou informações de clientes, como relatórios de crédito, para completar solicitações em nomes de clientes, observou a agência.

Em 2014, o CFPB ordenou que o Bank of America pagasse $727 milhões em compensação para suas vítimas de práticas ilegais de cartão de crédito.

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A empresa também pagou uma soma de $235 milhões em multas no ano passado por penhora ilegal e falha na liberação de benefícios estaduais de desemprego durante a pandemia de COVID-19, disse a agência.
O banco, disse a agência, atende a 68 milhões de clientes individuais e pequenas empresas e possui $1,9 trilhão em depósitos nacionais.

As ações do Bank of America subiram menos de um quarto de ponto percentual nas negociações da manhã.

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