Negócios

Preços do trigo sobem após a Rússia cancelar acordo de grãos

(Unsplash)

A Rússia encerrou o acordo de grãos mediado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que permitia a exportação de grãos ucranianos dos portos do Mar Negro. O acordo foi negociado pela Turquia e pela ONU em julho de 2022, após a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia.

Os preços do trigo, milho e soja subiram com o noticiário. Os contratos futuros de trigo subiram 3% na segunda-feira, atingindo uma alta de 689,25 centavos de dólar por bushel, seu nível mais alto desde 28 de junho, quando o contrato foi negociado a 706,25 centavos. No entanto, os preços do trigo permanecem bem abaixo dos níveis máximos de 1.177,5 centavos de dólar por bushel alcançados em maio do ano passado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os contratos futuros de milho subiram para uma alta de 526,5 centavos de dólar por bushel, enquanto os contratos futuros de soja subiram para uma alta de 1.388,75 centavos de dólar por bushel.

O Kremlin confirmou o fim do acordo em um comunicado, dizendo que a parte russa do acordo não foi implementada e, portanto, o acordo foi encerrado. O Kremlin também disse que o acordo poderia ser reimplementado se as condições da Rússia para a retomada forem cumpridas, ou seja, a capacidade do país de exportar seus próprios alimentos com segurança.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A decisão da Rússia de encerrar o acordo é um revés significativo para os esforços para evitar uma crise alimentar global. A Ucrânia é um dos maiores exportadores de grãos do mundo, e a guerra bloqueou a exportação de milhões de toneladas de grãos. Isso levou a um aumento nos preços dos alimentos em todo o mundo, e está ameaçando levar à fome em muitos países.

A decisão da Rússia também é uma escalada na guerra. O acordo foi um raro avanço diplomático entre a Rússia e a Ucrânia, e seu fim é um sinal de que a guerra está se tornando mais acirrada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A reação internacional à decisão da Rússia foi negativa. Os Estados Unidos, a União Europeia e o Reino Unido condenaram a decisão e pediram à Rússia que a reverta. Eles também disseram que estão trabalhando para encontrar maneiras de aumentar as exportações de grãos da Ucrânia, apesar do bloqueio russo.

O fim do acordo de grãos é um desenvolvimento preocupante. É um sinal de que a guerra está se tornando mais acirrada e de que o risco de uma crise alimentar global está aumentando.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile