Negócios

Japão, maior importador de carne de frango de Santa Catarina, retira embargo

Foto: Cristiano Estrela / Arquivo / Secom

O governo do Japão levantou a suspensão da importação de carne de frango de Santa Catarina, que estava em vigor desde 17 de julho devido à detecção de casos de influenza aviária em aves domésticas de subsistência em Maracajá (SC). O anúncio foi feito pelo governador catarinense Jorginho Mello (PL) em comunicado, e a medida entrou em vigor nesta sexta-feira (18).

“Santa Catarina está livre da gripe aviária. Somos um estado referência em sanidade animal e essa questão pontual de foco da gripe aviária já é algo superado por nós, e também pelo Ministério da Agricultura”, disse o governador.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em julho, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, visitou Santa Catarina e se encontrou com o governador Jorginho Mello, resultando na entrega de uma carta que seria enviada às autoridades japonesas, destacando o trabalho do Estado e reforçando a visita do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ao Japão. O embaixador japonês expressou confiança na resolução do problema e enfatizou a importância das trocas de opiniões entre especialistas dos dois países.

O Japão é o principal importador de carne de frango de Santa Catarina. Segundo o protocolo japonês, após o período de embargo de 28 dias, a autoridade sanitária japonesa analisa a situação. A retomada das vendas não é automática e aguarda a aprovação do Japão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No ano passado, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o país asiático renderam ao estado catarinense cerca de US$ 310,8 milhões, o equivalente a 14,75% da receita total das exportações desses produtos.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile