Negócios

Banco Central dos EUA mantém taxas de juro estáveis, mas aponta para mais um aumento

CNBC

A Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) manteve as taxas de juros estáveis nesta quarta-feira (20), mas sinalizou que deve subir os juros mais uma vez até o final do ano e cortar menos do que o previsto anteriormente em 2024.

O aumento final, se concretizado, seria suficiente para este ciclo de aperto monetário, de acordo com as projeções divulgadas pelo banco central no final da sua reunião de dois dias. Se o Fed prosseguir com a medida, fará uma dúzia de aumentos desde que o aperto da política monetária começou em março de 2022.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os mercados não precificaram totalmente qualquer movimento nesta reunião, o que manteve a taxa dos fundos federais num intervalo alvo entre 5,25% e 5,5%, o mais elevado em cerca de 22 anos. A taxa fixa o que os bancos cobram uns aos outros pelos empréstimos overnight, mas também se estende a muitas formas de dívida do consumidor.

Embora a não-alta fosse esperada, havia uma incerteza considerável sobre o rumo que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), que fixa as taxas, iria a partir daqui. A julgar pelos documentos divulgados na quarta-feira, a tendência parece ser no sentido de uma política mais restritiva e de uma abordagem mais elevada durante mais tempo às taxas de juro. Essa perspetiva pesou no mercado, com o S&P 500 a cair após o anúncio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Estamos em condições de proceder com cuidado na determinação da extensão do reforço adicional das políticas”, disse o presidente do Fed, Jerome Powell, durante uma conferência de imprensa.

As projeções divulgadas no gráfico de pontos do Fed mostraram a probabilidade de mais um aumento este ano, depois dois cortes em 2024, dois a menos do que o indicado durante a última atualização em junho. Isso colocaria a taxa de fundos em torno de 5,1%. O enredo permite que os membros indiquem anonimamente para onde acham que as taxas estão indo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Doze participantes da reunião defenderam o aumento adicional, enquanto sete se opuseram. Isso colocou mais alguém na oposição do que na reunião de junho. A recentemente confirmada governadora do Fed, Adriana Kugler, não votou na última reunião. A projeção para a taxa dos fed funds também subiu para 2025, com a perspetiva mediana de 3,9%, em comparação com 3,4% anteriormente.

A longo prazo, os membros do FOMC apontaram novamente para uma taxa de fundos de 2,9% em 2026. Isto está acima do que a Fed considera a taxa de juro “neutra”, que não é nem estimulante nem restritiva para o crescimento. Esta foi a primeira vez que o comité apresentou uma análise sobre 2026. A taxa neutra esperada a longo prazo manteve-se em 2,5%.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile