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A gigante da tecnologia IBM anunciou na quinta-feira (16) que suspenderá imediatamente toda a publicidade no Twitter, após um relatório de uma organização sem fins lucrativos de esquerda identificar a empresa como uma das várias cujos anúncios apareceram ao lado de tweets que incluíam endossos ao nacional-socialismo, memes descrevendo o nazismo como um despertar espiritual e citações de Adolf Hitler apresentadas em um estilo inspirador. A informação foi relatada pelo The Washington Post.
A decisão da IBM é o mais recente golpe na campanha da CEO do Twitter, Linda Yaccarino, para atrair de volta os anunciantes que fugiram do site desde que Elon Musk o comprou, há pouco mais de um ano.
A retirada da IBM ocorre um dia depois de Musk expressar sua concordância com uma teoria da conspiração antissemita no site do Twitter, gerando novas críticas de alguns líderes dos direitos civis.
Musk estava respondendo a um usuário que disse que não tem simpatia pelos judeus que enfrentam comentários odiosos como “Hitler estava certo”.
Musk respondeu: “Você disse a verdade”, ajudando a amplificar o tweet do usuário entre seus vastos seguidores na Internet. Num tweet subsequente, Musk passou a criticar a Liga Anti-Difamação (ADL), uma organização sem fins lucrativos que combate o anti-semitismo e o extremismo, dizendo que “ataca injustamente a maioria do Ocidente” por ódio antijudaico em vez de “grupos minoritários que são a sua principal ameaça”.
O CEO da ADL, Jonathan Greenblatt, respondeu a Musk num tweet na quinta-feira, dizendo: “Numa altura em que o anti-semitismo está a explodir nos Estados Unidos e a surgir em todo o mundo, é inquestionavelmente perigoso usar a influência de alguém para validar e espalhar discursos de ódio”.