Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Elon Musk, magnata do setor aeroespacial, se abriu sobre sua batalha contra a depressão, contando ao apresentador Don Lemon que usa cetamina para sair de um “estado mental negativo”. Críticos de Musk há muito o acusam de abuso de substâncias narcóticas.
Em uma entrevista transmitida no X (anteriormente Twitter) na segunda-feira (18), Lemon perguntou a Musk se ele já consumiria drogas ou álcool antes de fazer postagens “controversas” nas redes sociais. Musk negou ter usado drogas recreativas – exceto por uma “tragada” de maconha com o apresentador de podcast Joe Rogan em 2018 – mas explicou por que foi prescrito cetamina, que é uma substância controlada de Classe III nos EUA.
“Há momentos em que eu tenho meio que… um estado químico negativo em meu cérebro, como depressão eu acho… depressão que não está ligada a nenhuma notícia negativa, e a cetamina é útil para tirar alguém desse estado mental negativo”, disse Musk a Lemon.
Um corpo crescente de pesquisas científicas sugere que a cetamina – mais comumente usada como anestésico veterinário – pode ser eficaz no tratamento da depressão como alternativa aos ISRSs como Escitalopram (Lexapro) e Fluoxetina (Prozac). A droga também mostra promessa no tratamento de enxaquecas, transtorno bipolar e doença de Huntington, entre outras condições.
Musk disse a Lemon que ele usa “uma pequena quantidade uma vez a cada duas semanas ou algo assim” e tem uma prescrição de “um médico real de verdade”.
Perguntado se ele abusa da substância, Musk disse que não. “Se você usar muita cetamina, você não consegue realmente trabalhar”, disse ele. “Eu normalmente trabalho 16 horas por dia… então eu realmente não tenho uma situação onde posso não estar mentalmente alerta por um período prolongado de tempo”.
Citando associados e parceiros de negócios de Musk, o Wall Street Journal e o New Yorker publicaram artigos acusando o magnata de usar uma variedade de drogas ilícitas. De acordo com um par de relatos do Wall Street Journal no início deste ano, Musk regularmente fazia uso de LSD, cocaína, ecstasy e cogumelos mágicos, às vezes com executivos da Tesla e SpaceX. “Pessoas próximas a Musk”, afirmou o jornal em janeiro, estão “preocupadas [com seu uso de drogas] poderia causar uma crise de saúde” ou comprometer os contratos governamentais da SpaceX.
Antes da entrevista com Lemon, Musk mencionou brevemente seu uso de cetamina apenas uma vez. Em um tweet no ano passado, o bilionário escreveu que tinha “sérias preocupações com os ISRSs, pois tendem a zumbificar as pessoas”.
“O uso ocasional de cetamina é uma opção muito melhor”, continuou ele, acrescentando: “Eu tenho uma prescrição para quando minha química cerebral às vezes fica super negativa”.