Negócios

UE e China iniciam negociações sobre tarifas para veículos elétricos chineses

(Global Times)

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Autoridades da China e da União Europeia concordaram em iniciar negociações sobre a imposição planejada de tarifas para veículos elétricos (EVs) fabricados na China e importados para o mercado europeu, anunciaram altos funcionários de ambos os lados no sábado.

O Ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, informou que foi comunicado pelo comissário da UE, Valdis Dombrovskis, sobre a intenção de iniciar negociações concretas sobre as tarifas com a China.

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A confirmação ocorreu após o Ministério do Comércio da China declarar que Wang Wentao, chefe do ministério, e Dombrovskis, vice-presidente executivo da Comissão Europeia, concordaram em iniciar consultas sobre a investigação anti-subsídios da UE relacionada aos EVs chineses.

“Houve avanços significativos, pois não havíamos conseguido estabelecer um cronograma de negociação concreto nas últimas semanas”, disse Habeck em Xangai.

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Ele enfatizou que este é apenas o primeiro passo e muitos outros serão necessários. “Estamos longe do fim, mas pelo menos é um primeiro passo que não era possível antes.”

A visita de Habeck é a primeira de um alto funcionário europeu desde que Bruxelas propôs tarifas substanciais sobre importações de veículos elétricos fabricados na China, visando combater subsídios que a UE considera excessivos.

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Habeck destacou que há tempo para um diálogo entre a UE e a China sobre questões tarifárias antes que as medidas entrem em vigor totalmente em novembro. Ele enfatizou a importância de mercados abertos, mas equitativos.

“Subsídios comprovados que visam aumentar as vantagens de exportação das empresas não podem ser aceitos”, afirmou o ministro.

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Além das tarifas, outro ponto de tensão entre Pequim e Berlim é o apoio da China à Rússia em sua guerra na Ucrânia. Habeck observou que o comércio chinês com a Rússia aumentou mais de 40% no ano passado, o que afeta negativamente a relação econômica entre os dois países.

Ele destacou que práticas que contornam as sanções impostas à Rússia não são aceitáveis, enfatizando que produtos técnicos fabricados na Europa não deveriam ser utilizados em conflitos por meio de outros países.

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Diálogo em Aberto

As tarifas provisórias da UE, que podem chegar a 38,1% sobre EVs chineses importados, estão programadas para entrar em vigor em 4 de julho, enquanto a investigação continua até 2 de novembro, quando tarifas definitivas, geralmente aplicadas por cinco anos, poderão ser impostas.

“Isso abre uma fase onde as negociações são possíveis, as discussões são importantes e o diálogo é necessário”, destacou Habeck.

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Ele explicou que as tarifas propostas pela UE não são uma “punição”, enfatizando que são medidas destinadas a compensar as vantagens concedidas às empresas chinesas por Pequim.

Zheng Shanjie, presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, afirmou que fará todo o possível para proteger as empresas chinesas e que as tarifas propostas pela UE prejudicariam ambos os lados.

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Após o encontro com Zheng, Habeck conversou com o Ministro do Comércio da China, Wang Wentao, que prometeu discutir as tarifas com o Comissário de Comércio da UE, Valdis Dombrovskis, em uma videoconferência na noite de sábado.

“Há espaço para manobras, há espaço para discussão e espero que este espaço seja utilizado”, concluiu Habeck.

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Em caso de falta de acordo nas negociações, o fabricante de automóveis chinês SAIC Group 600104.SS desenvolveu uma série de produtos criativos em resposta à ameaça de tarifas.

Shao Jingfeng, diretor de design-chefe da sede de inovação em pesquisa e desenvolvimento da SAIC Motor, divulgou imagens em sua conta de mídia social Weibo mostrando produtos como skateboards, moletons, tênis, copos, guarda-chuvas e raquetes de tênis de mesa, predominantemente nas cores amarela e preta, estampados com o emblema da UE e o número “38.1” – referência ao nível das tarifas da UE.

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“O que não te mata te fortalece”, escreveu Shao no Weibo. “Vamos lembrar do 38.1.”

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