Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta segunda-feira (2), a Polícia Federal revelou a nomeação de 41 suspeitos envolvidos na fraude bilionária que levou a Americanas a solicitar um dos maiores pedidos de recuperação judicial da história do Brasil no início do ano passado. A informação foi divulgada em documentos obtidos pela Reuters.
Os suspeitos identificados foram agrupados em oito categorias, conforme o setor de atuação no esquema fraudulento. Entre os principais envolvidos estão Miguel Gutierrez, ex-presidente-executivo da Americanas, e Anna Saicali, ex-presidente da B2W, a unidade de varejo digital da companhia. Ambos já haviam sido mencionados anteriormente nas investigações.
De acordo com os documentos, os suspeitos têm a possibilidade de assinar acordos de “não persecução” se cooperarem com a investigação. Para isso, precisam admitir sua participação no esquema que causou um rombo superior a R$ 25 bilhões nas contas da empresa.
Além de Gutierrez e Saicali, a lista inclui ex-funcionários e executivos de diversos departamentos da Americanas, como contabilidade, relações com investidores e tecnologia da informação. Gutierrez foi detido brevemente em Madri no início deste ano antes de ser liberado, enquanto Saicali já entregou seu passaporte às autoridades.