Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) a convocação o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque para explicar a política aplicada no preço do óleo diesel.
Por se tratar de uma convocação, Albuquerque é obrigado a comparecer à comissão na Câmara. Ainda não há data definida para a audiência.
Além da questão dos preços, a comissão também deseja esclarecimento da criação do Cartão Caminhoneiro.
O governo implementou o Cartão Caminhoneiro em maio deste ano, na tentativa de estabilizar, pelo menos a cada 30 dias, o preço do diesel.
Os deputados já tinham convidado Albuquerque e o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para uma audiência pública nesta quarta-feira (3) – em caso de convite, o comparecimento não é obrigatório.
No entanto, somente um gerente de marketing da Petrobras compareceu. Parlamentares consideraram o gesto desrespeitoso e por isso decidiram pela convocação de Albuquerque.
Além do ministro de Minas e Energia, outros cinco ministros também foram convocados: Tereza Cristina (Agricultura), Luiz Henrique Mandetta (Saúde) Augusto Heleno (Segurança Institucional); Fernando Azevedo (Defesa); e Abraham Weintraub (Educação). Nenhum dos convites aprovados pelas comissões tem data definida para a audiência.