Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub disse, em entrevista ao UOL, nesta terça-feira (23), que acredita que o recém-criado programa de fomento educacional, o Future-se, vai permitir que as universidades públicas contratem professores sem concurso público.
Para isso, as universidades e institutos federais deverão firmar parcerias com Organizações Sociais (OSs), que vão gerir estas instituições públicas.
O ministro Abraham Weintraub esclareceu que as OSs poderão contratar professores via CLT no mesmo modelo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia os hospitais universitários.
“Quem hoje é professor, para quem hoje está concursado, nada muda. Continua concursado, continua mantido, continua absolutamente como está. Quero trazer um professor de Harvard para dar aula durante um tempo. A OS permite fazer isso. Quero contratar uma pessoa via CLT. A OS permite fazer isso, como o modelo da Ebserh permite fazer isso. Mas o modelo da Ebserh não transforma o funcionário em um funcionário da iniciativa privada. É simplesmente o modelo da contratação.”