Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, marcou para a próxima terça-feira (9) o julgamento de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que pedem a cassação do presidente Jair Bolsonaro e do vice, Hamilton Mourão, por irregularidades na campanha de 2018. Segundo as ações, hackers atacaram um grupo de Facebook com o objetivo de beneficiar a chapa.
O julgamento das ações começou em novembro do ano passado, quando o relator, ministro Og Fernandes, votou pelo arquivamento das ações. Na época, o ministro Edson Fachin pediu vista dos processos.
Agora, Fachin devolveu os processos e Barroso decidiu marcar uma data para que o julgamento seja retomado.
Ao votar, no ano passado, Fernandes disse que as investigações não foram conclusivas quanto à autoria do ataque e que o episódio não teria gravidade suficiente para alterar o resultado do pleito.
O ministro Edson Fachin pediu vista para examinar melhor os processos. Agora, o julgamento será retomado. Ministros do Supremo ouvidos em caráter reservado acreditam que não haverá condenação da chapa, por falta de provas de que os candidatos tinham conhecimento ou participaram do ataque cibernético.