Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O governo federal publicou uma Medida Provisória dando poder ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, de escolher os reitores e pró-reitores de universidades federais durante a pandemia.
Conforme texto, os dirigentes serão “pro tempore”, ou seja, temporários. Além disso, não haverá mais “consulta à comunidade, escolar ou acadêmica, ou formação de lista tríplice” para a escolha dos reitores.
Não haverá processo de consulta à comunidade, escolar ou acadêmica, ou formação de lista tríplice para a escolha de dirigentes das instituições federais de ensino durante o período da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia da covid-19″, diz trecho do texto.
O Congresso deixou caducar uma uma Medida Provisória que buscava mudar de forma permanente a escolha dos reitores de instituições federais perdeu a validade. De acordo com o texto, que não foi votado pelos parlamentares, o presidente passaria a escolher um dos nomes da lista tríplice, não apenas confirmando o nome mais votado pela comunidade acadêmica.