Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Comissão Especial da Alerj, que vai elaborar parecer sobre o pedido do impeachment de Wilson Witzel, tem o primeiro encontro nesta quinta-feira (18), informa assessoria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A reunião para instalação, marcada para as 13h, será presencial.
Na reunião, serão definidos os nomes do presidente, relator e outras funções. Em seguida, uma cópia do processo será encaminhada ao governador do PSC, que terá um prazo de até 10 sessões legislativas para apresentar a defesa.
O pedido de impeachment aceito pelo plenário foi o dos deputados Luiz Paulo e Lucinha, ambos do PSDB, que acusam Witzel de crime de responsabilidade.
De acordo com a assessoria, entre os argumentos, estão improbidade administrativa pelo mau uso de dinheiro público, conforme despacho do Superior Tribunal de Justiça na Operação Placebo, e os fatos ligados à Operação Favorito, que apura desvios em contratos na área da saúde envolvendo organizações sociais. Veja no final da reportagem outros detalhes sobre o pedido.
O acolhimento do pedido de impeachment pela Alerj foi na quarta-feira (10), por meio de uma sessão virtual. No total, 69 dos 70 deputados votaram pela abertura do processo.