Política

Governo estuda criar Secretaria Especial do Semiárido

O governo federal está criando a Secretaria Especial do Semiárido, informa a revista Oeste. O Executivo estuda criar uma estrutura específica para implementar e coordenar um inédito programa de investimentos na região Nordeste, com foco no semiárido.

De acordo com o site, está em análise a transformação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão pertencente ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), na Secretaria Especial de Desenvolvimento do Semiárido Brasileiro (SEDSBRA).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A ideia, entretanto, não é fazer assistencialismo, e sim liberar linhas de crédito de aproximadamente R$ 25 bilhões por ano por meio de instituições financeiras públicas como Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

Esse programa deve propor o desenvolvimento socioeconômico do semiárido, sobretudo a partir do aproveitamento racional dos recursos naturais do bioma da caatinga nos setores da agropecuária.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Dnocs teve uma importância relevante para o desenvolvimento do Nordeste. Entre 1909 até por volta de 1959, ano da criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o departamento fez um pouco de tudo. Construiu açudes, estradas, pontes, portos, ferrovias, hospitais, campos de pouso, implantou redes de energia elétrica, telegráficas e hidrelétricas. Foi, assim, a única estrutura governamental responsável pelo socorro às populações flageladas pela seca.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile