Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse nesta segunda-feira (27) durante um debate virtual que o tribunal fará uma campanha publicitária contra a disseminação de fake news, que será estrelada pelo biólogo e YouTuber Atila Iamarino. A “preocupação” do TSE é a disseminação de “notícias falsas e desinformação” durante as campanhas eleitorais municipais desse ano.
Em março, ao comentar o estudo do Imperial College, universidade de Londres que motivou as medidas de isolamento pelo mundo, Atila chegou a estimar que o Brasil poderia alcançar a alarmante marca de 1 milhão de mortos até o mês de agosto caso não tomasse os devidos cuidados com a pandemia. Os números apontados por ele são 11 vezes maior que o total atual de óbitos no país.
“Nós estamos começando dentro de mais uma semana, na volta do recesso, uma campanha contra as fake news. Pegamos um YouTuber popular, para fazer uma campanha explicando para a população que deve checar a procedência do que recebe, deve verificar autenticidade, não repassar o que não é verdade e adotar a regra de ouro, que vale para quase tudo na vida, que é não fazer com o outro o que não gostaria do que se fizesse com elas mesmas. O YouTuber é o Atila Iamarino”, anunciou Barroso.
O ministro acrescentou que gostaria de estrelar a campanha porque acredita que é preciso “requalificar o debate brasileiro, resgatar o debate público de qualidade”:
“Eu mesmo gostaria de fazer, mas há uma dúvida se quem ocupa cargo público pode participar. Por isso não vou à televisão. Mas nas redes sociais pretendo sim participar da campanha. Gostaria de ser capaz de ajudar a proporcionar um debate público feito de argumentos e de ideias, sem ódio e sem desqulificação do outro. É preciso requalificar o debate brasileiro. Precisamos resgatar o debate público de qualidade”.