Política

Russos vão à Câmara dos Deputados falar sobre vacina contra Covid-19

A comissão externa de enfrentamento à pandemia de Covid-19 discutiu nesta quarta-feira (26) a vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, em Moscou (Rússia). O debate será realizado por meio de teleconferência pela Câmara dos Deputados.

Entre os convidados para a reunião está o diretor do Instituto Gamaleya, Alexander Gintsburg, que pela primeira vez terá a oportunidade de esclarecer para um colegiado brasileiro, incluindo médicos e especialistas, os aspectos técnicos da pesquisa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Estará presente também o chefe do fundo soberano da Rússia, Kirill Dmitriev, que informou já ter encomendas de 20 países por 1 bilhão de doses antes mesmo de a vacina ter sido liberada.

Desconfiança
O governo russo vai testar a vacina, chamada Sputnik V, em 40 mil pessoas. A expectativa é produzir cerca de 5 milhões de doses por mês até dezembro-janeiro. No entanto, a comunidade científica vê com desconfiança o lançamento da vacina antes de concluída a fase de testes em humanos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não inclui a vacina russa entre as que alcançaram a fase três dos testes clínicos, que envolvem testes mais amplos em humanos.

Debatedores
Também foram convidados para a audiência:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
  • o embaixador da Rússia, Sergey Akopov;
  • o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Callado;
  • – a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Camille Sachetti; e
  • o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marco Aurélio Krieger.

O debate será realizado às 9h30, de forma virtual, no plenário 3.

A comissão externa que acompanha as ações de combate ao novo coronavírus é coordenada pelo deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ). A relatora é a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

*Com informações de Agência Câmara de Notícias

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile