Política

‘Decisão sobre reeleição de Maia e Alcolumbre é do Congresso’, defende Aras

‘Decisão sobre reeleição de Maia e Alcolumbre é do Congresso’, defende Aras

'Decisão sobre reeleição de Maia e Alcolumbre é do Congresso', defende Aras

O Procurador-Geral da República (PGR), Augusto Aras, disse, em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que quem deve decidir se Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre podem se reeleger é o Congresso, e não a Corte.

Na manifestação, Aras disse que o Judiciário não pode dizer como os parlamentares devem interpretar os regimentos internos da Câmara e do Senador. A intervenção do STF no assunto, segundo Aras, seria “inviável” e uma “inequívoca afronta ao princípio da divisão funcional de Poder”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O entendimento foi defendido também pela AGU na semana passada. Em parecer, o advogado-geral José Levi do Amaral, disse que a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado deve ser decidida por cada Casa.

As manifestações foram enviadas ao STF em uma ação ajuizada pelo PTB, de Roberto Jefferson, contra a possibilidade de Maia e Alcolumbre se reelegerem a presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente. De acordo com a ação, a Constituição diz que “é vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente” para presidências do Congresso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O relator do processo é o ministro Gilmar Mendes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile