Política

Advogado nega ter sofrido plágio de Kassio Nunes: ‘Trechos idênticos são esforço mútuo’

Advogado nega ter sofrido plágio de Kassio Nunes: ‘Trechos idênticos são esforço mútuo’

Advogado nega ter sofrido plágio de Kassio Nunes: 'Trechos idênticos são esforço mútuo'

O advogado Saul Taurinho Leal, autor de artigos cujos trechos foram reproduzidos de forma idêntica na dissertação de mestrado de Kassio Nunes, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no STF, afirmou nesta quarta-feira (07) que as acusações de plágio são infundadas e que as semelhanças entre seus trabalhos e a dissertação do desembargador são “fruto de esforço mútuo dos autores”.

Taurino afirmou, ao O Estadão, ter “há anos uma relação acadêmica com o desembargador” e afirmou que os artigos supostamente plageados são frutos de “debates, discussões e troca de informações acadêmicas, que, em conjunto com o Kassio, constituíram um acervo doutrinário comum para ser utilizado na produção acadêmica de ambos“.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para ele, a trajetória profissional e acadêmica de Nunes “é orgulho para os juristas do Piauí, do Nordeste e do Brasil”.

A dissertação apresentada em 2015 por Kassio para a Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal, chega a incluir os mesmos erros de digitação encontrados nos artigos de Tourinho, o que aponta forte indício de plágio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No trabalho de Marques para obter o título de mestre, não faz nenhuma citação a Tourinho em suas referências bibliográficas, exigência básica para utilização de qualquer trecho de material acadêmico de outra pessoa.

Nota de Saul Tourinho Leal

“Em relação às informações divulgadas nesta quarta-feira (7), venho a público esclarecer que há anos nutro uma relação acadêmica com o desembargador Kassio Marques, cuja trajetória profissional e acadêmica é orgulho para os juristas do Piauí, do Nordeste e do Brasil.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os artigos acadêmicos citados na referida reportagem são frutos de debates, discussões e troca de informações acadêmicas, que, em conjunto com o desembargador Kassio Marques, constituiram um acervo doutrinário comum para ser utilizado na produção acadêmica de ambos. Por isso, são infundadas as acusações feitas pela reportagem.

No presente caso, as ideias expostas na dissertação do Desembargador Kassio Marques são de sua autoria, até porque, temos linhas doutrinárias absolutamente divergentes, guardando em comum tão somente parte do acervo pesquisado, fruto do esforço mútuo dos autores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

É o que tinha a esclarecer.

Atenciosamente,

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Saul Tourinho Leal”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile