Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque anunciou na noite desta quinta-feira (05) que foi aberta investigação para apurar as causas e consequências do incêndio que causou o apagão que deixa 13 dos 16 municípios do Amapá sem energia elétrica desde a noite de terça-feira (3).
Bento Albuquerque também divulgou planos para retomada da energia, de forma total em até 15 dias, e de forma parcial, cerca de 70% do estado, entre a noite desta quinta e a tarde de sexta-feira (6).
Albuquerque explicou também que a investigação será iniciada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) com prazo inicial de 30 dias.
“O ONS cumprindo protocolo abriu investigação para ser apresentada para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a quem caberá a análise final e encaminhar ao Ministério de Minas e Energia e também para o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico”, afirmou o ministro.
O Amapá entra nesta sexta-feira (6) no 4º dia de apagão em 13 dos 16 municípios. Quase 90% da população do estado estão 60 horas sem energia elétrica.