Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Depois de lançar a candidatura de Luiza Erundina (SP) à presidência da Câmara, o PSOL começou a discutir uma saída alternativa – a adesão ao bloco que apoia Baleia Rossi (MDB-SP). A informação é da CNN Brasil.
A aliança teria o objetivo de reforçar o grupo, segundo o jornal, na disputa das vagas na Mesa Diretora e não implicaria na retirada da candidatura de Erundina.
A disputa pelas cadeiras da Mesa ocorre de maneira separada da eleição do presidente – a divisão das vagas está relacionada aos apoios partidários registrados por cada bloco.
Caso a proposta seja aprovada, o PSOL, que tem dez deputados federais, ajudaria o grupo de Rossi a tentar garantir 4 dos 6 cargos titulares (o sétimo é o de presidente).
A eventual obtenção antecipada da maioria dos cargos seria uma forma de atrair apoios de deputados para Baleia – a distribuição de cadeiras na Mesa é um dos elementos utilizados na busca de votos para a presidência.
O lançamento de Erundina dividiu o PSOL, metade da bancada defendeu o apoio a Rossi, para fortalecer a oposição ao presidente Jair Bolsonaro, que apoia Arthur Lira (PP-AL). A candidatura própria acabou definida pela direção nacional do partido.