Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A ministra da Agricultura Tereza Cristina afirmou nesta terça-feira (26) que o presidente da França Emmanuel Macron “falou bobagem” sobre sua própria agricultura ao dizer que os produtores franceses seriam capazes de produzir soja em escala para suprir as importações da oleaginosa brasileira.
Ela repetiu que existe uma campanha contra o agronegócio do Brasil na Europa por medo da competência e vocação produtiva do país.
“O Macron, com com aquela fala, não ajudou em nada e falou bobagem sobre a sua agricultura, que não é capaz, pela área e extensão, de suprir a soja que importa do Brasil”, afirmou em entrevista à Rádio Bandeirantes.
Caso a França deixe de comprar a soja brasileira, continuou a ministra, o mercado vai se acomodar: “Vamos vender mais para outros países”.
Cristina concordou que os números do desmatamento aumentaram e que é necessário corrigir erros internos. Ela criticou, porém, a “campanha” contra o agro brasileiro na Europa e os brasileiros que tentam “denegrir” o setor.
“Infelizmente, existe sim uma campanha contra o agro brasileiro na Europa, e o Macron é quem mais reverbera isso. Existe um medo da competência do Brasil e da nossa vocação. Todo esse tipo de desinformação acontece não só na França”, afirmou.
Segundo ela, é preciso estar “preparado para rebater a desinformação e mentiras que contam sobre o Brasil”.
Tereza Cristina disse ainda que esse tipo de declaração é desnecessária e que o país está pronto para dialogar, com base em dados, para tirar dúvidas sobre a sustentabilidade da produção agropecuária.