Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta segunda-feira (31), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse acreditar que a vacinação em massa e a retomada das reformas econômicas fazem do Brasil, atualmente, o melhor horizonte de investimentos da economia global.
A declaração foi registrada durante a edição online do Fórum de Investimentos Brasil 2021, que é considerado o maior evento de atração de investimentos estrangeiros da América Latina.
Guedes ressaltou a expectativa de que o país seja a maior economia de mercado do mundo e afirmou que um Congresso brasileiro mais “reformista” tem influenciado o cenário.
Guedes Brasil investimentos economia global “Queremos que o Brasil seja a maior [economia de mercado] do mundo […] e o Congresso brasileiro é reformista. Pelo terceiro ano seguido, vamos surpreender. O Brasil é possivelmente o único país do mundo que está fazendo reformas estruturantes em meio à pandemia”, disse o ministro.
“O desafio desse ano é retomar essa recuperação cíclica da economia baseada em consumo em uma recuperação do crescimento sustentável baseada na retomada dos investimentos. As primeiras notícias são bastante animadoras para este ano”, afirmou Guedes em referência aos dados mais recentes do Caged, com a criação de mais de 100 mil empregos em abril, à melhora na projeção do PIB e à melhora da arrecadação tributária.
“Surpreendemos o mundo com a Reforma da Previdência, no primeiro ano. No segundo, a democracia mostrou sua resiliência, flexibilidade e surpreendemos o mundo de novo. No início deste ano, a previsão era de que o país cairia quase 10% [do PIB] e os países avançados em torno de 4%. Aconteceu exatamente o inverso”, afirmou.