Eleições 2022

Só Brasil, Bangladesh e Butão usam urna eletrônica sem comprovante do voto impresso

Brasil Bangladesh Butão urna eletrônica sem comprovante

Além do Brasil, apenas Bangladesh e Butão adotam a votação por urna eletrônica sem o comprovante impresso em eleições nacionais. A informação foi publicada em levantamento divulgado pela Folha de S.Paulo.

De acordo com a publicação, o sistema eletrônico foi abandonado pela Namíbia no ano passado, após questionamentos na Justiça, e o país retornou para as cédulas em papel.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na Rússia, as urnas eletrônicas sem comprovante impresso foram usadas por apenas 9% do eleitorado na última eleição presidencial, em 2018.

Ainda de acordo com o levantamento obtido pelo jornal, a maioria dos países que utilizam o sistema eletrônico adota as urnas da chamada segunda geração, que imprimem comprovantes em papel. No Brasil, as máquinas são mais antigas, da primeira geração.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Neste momento, o Congresso trata de uma PEC sobre o voto impresso auditável. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, já afirmou publicamente que é contra a proposta, indicando que não haveria tempo hábil para a implementação do novo modelo em 2022, além dos gastos elevados para a compra de novas máquinas.

Para ser aprovada, a PEC precisa passar por duas votações na Câmara e mais duas no Senado e contar com o apoio de pelo menos três quintos dos parlamentares nas duas Casas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile