Política

Damares: Família brasileira está “enfraquecida” com perda de valores e sem vínculos fortes

Em entrevista ao programa Opinião no Ar da RedeTV!, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que os cuidados com os idosos têm de se tornar prioridade nas políticas públicas do Brasil.

Segundo ela, a família brasileira está “enfraquecida”, com perda de valores e sem vínculos fortes. A declaração foi dada nesta segunda-feira (14).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“As ações agora estão sendo consolidadas na maior política de cuidados que o Brasil vai ter”, disse Damares. “A pauta do idoso tem que vir para a mesa de verdade. A pauta do idoso tem que ser prioridade. O idoso precisa ser prioridade”.

A ministra relatou que muitos episódios de violência contra o idoso têm origem “no seio da família”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eu acredito, e muito, na família. Ainda acreditamos que a família é a resposta para muitos dos problemas, senão para todos. O que temos hoje é uma família enfraquecida, com muitos problemas”, afirmou. “A política pública para o idoso estava esquecida. Nos ônibus, a gente ainda vê idosos em pé e jovens sentados. Nós precisamos, neste país, fazer essa revolução cultural. Através da escola, por meio das igrejas, precisamos fazer esse fortalecimento de vínculos”.

Na entrevista, Damares lamentou também o fato de que a situação dos idosos se agravou durante a pandemia de covid-19, principalmente com o abandono de alguns abrigos e casas de repouso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Durante a pandemia, imaginamos que deveríamos dar uma atenção especial às instituições de longa permanência, os abrigos”, disse. “Na Europa, focaram tanto na questão da saúde que esqueceram de olhar os abrigos”.

De acordo com a ministra, o Brasil “se antecipou” ao problema. “Nós unificamos o cadastro e encontramos instituições incríveis no Brasil cuidando de idosos com excelência. O Congresso Nacional nos ajudou com o auxílio emergencial de R$ 160 milhões em 2020”, afirmou Damares.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo ela, ao apresentar uma denúncia de violência contra o idoso, qualquer pessoa têm garantidos o anonimato e a segurança. “Somos um dos primeiros países do mundo a ter um canal via WhatsApp, Telegram… Estamos em diversos canais para receber as denúncias”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile