Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Com o pedido de demissão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o secretário da Amazônia e Serviços Ambientais do ministério, Joaquim Leite, vai assumir o comando da pasta.
A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (23) pelo presidente Jair Bolsonaro em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Formado em administração, com MBA no Insper, Leite iniciou a carreira como produtor de café, atuando também em empresas de consultoria e do ramo farmacoquímico. Em 2019, ele assumiu o primeiro cargo no Ministério do Meio Ambiente, como Diretor do Departamento Florestal. Leite ficou na vaga até abril de 2020, quando foi nomeado secretário.
Durante sua trajetória o empresário também se notabilizou como um dos mais antigos integrantes da Sociedade Rural Brasileira (SRB), onde esteve como conselheiro ou em outros cargos diretivos de 1996 a 2019.
A SRB lamentou ainda em 2017 o afastamento de Salles da secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, sob acusações de improbidade administrativa que resultariam na condenação dele.
Um ano depois, a entidade apoiou publicamente o nome do então ex-secretário para o cargo de ministro do Meio Ambiente.
Salles é alvo de duas investigações no STF sob suspeita de ter “favorecido madeireiras a atuarem ilegalmente”.
As investigações já envolveram também outros 17 servidores do Ibama que, junto com Salles, tiveram sigilos fiscais e bancários quebrados.